Agrosoft Brasil

Agrosoft: Um jeito gostoso de ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do seu jeito: Email - Facebook - Twitter - Blogger - RSS

Cursos :: Produção de Palmito de Açaí

Publicado em 30/08/2008 na seção cursos :: Outros formatos: Texto e PDF

No final da década de 60, a exploração extrativista levou a indústria do palmito à escassez e ao colapso; principalmente pela redução da juçara, palmeira natural das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Foi, nesta época, que o açaizeiro passou a ter maior importância econômica em função da produção de seu palmito. O açaí desenvolve-se em touceiras com numerosos perfilhos que, quando bem manejados, podem garantir colheitas constantes sem a eliminação da árvore, cuja touceira se regenera a cada colheita.

Créditos: Centro de Produções Técnicas
Clique na imagem para vê-la no seu tamanho original.

A totalidade dos palmitos encontrados hoje no mercado são oriundos dessa atividade, e o Brasil, que é o maior produtor, maior consumidor e o maior exportador mundial de palmito, está perdendo competitividade em virtude da qualidade do palmito produzido.

Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, são apresentadas informações sobre os aspectos botânicos, e agronômicos do açaizeiro, assim como a colheita e o processamento do palmito.

A coordenação técnica deste trabalho ficaram a cargo da pesquisadora Maria das Graças C. P. Costa Silva do CEPLAC/CEPEC/ESMAI, de Una, Bahia, e do pesquisador Ismael de Souza Rosa da CEPLAC/CEPEC/SEFOP, Ilhéus, Bahia.

Roteiro e Direção: José Mauro Souza Lima
Filmes: 52 minutos
Manual: 22 páginas

Fonte: CPT

AGROSOFT
Um jeito gostoso de
ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do
seu jeito:
Email
Facebook - Twitter
Blogger - RSS