Agrosoft Brasil

Agrosoft: Um jeito gostoso de ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do seu jeito: Email - Facebook - Twitter - Blogger - RSS

Cursos :: Criação de Serpentes Para Produção de Veneno

Publicado em 11/04/2008 na seção cursos :: Outros formatos: Texto e PDF

O homem sempre teve um interesse muito grande pelas serpentes. Desde os tempos mais remotos, são muito comuns histórias, desenhos, lendas, rituais e toda sorte de relatos, envolvendo a presença destes répteis rastejantes e desprovidos de membros locomotores. Entretanto, a convivência com as serpentes nem sempre tem sido harmoniosa. Ao contrário, estes animais vêm sendo sistematicamente perseguidos e sacrificados em nome de sua pretensa inutilidade e risco para os seres humanos.

Créditos: Centro de Produções Técnicas
Clique na imagem para vê-la no seu tamanho original.

Desconhece o grande público que as serpentes são de grandiosa importância no controle biológico de roedores; estes sim portadores de grande periculosidade para a saúde humana. Desconhece, também, que um número muito restrito de espécies é capaz de inocular peçonha. São, justamente, estas serpentes o objeto principal deste trabalho.

O curso, constituído de filmes, em DVD, e manual interativo, "Criação de Serpentes para Produção de Veneno", mostra detalhadamente como explorar comercialmente estes animais, sobretudo no que diz respeito à produção de veneno para fins farmacêuticos.

Aqui, você aprenderá, em detalhes, como montar um serpentário, as exigências da legislação, os aspectos técnicos das instalações, a aquisição e captura de animais, os cuidados com recém-nascidos, o manejo sanitário, alimentar e profiláxico, a extração, processamento e armazenamento do veneno cristalizado, os canais de comercialização, prevenção de acidentes. Enfim, tudo o que você precisa saber para entrar nesta atividade exótica e rentável.

A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do Dr. Stefan Tutzer, biólogo formado pela Universidade de Hohenheim, Stuttgard, Alemanha, e especialista em Herptologia, que vem trabalhando com serpentes a mais de vinte anos em quase todos os continentes do planeta e as locações foram realizadas no Instituto Eva, na cidade de Paulínia (SP).

Roteiro e Direção: Maurílio Everton P. Lima
Filmes: 68 minutos
Manual: 45 páginas

Fonte: CPT

AGROSOFT
Um jeito gostoso de
ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do
seu jeito:
Email
Facebook - Twitter
Blogger - RSS