Agrosoft Brasil

Agrosoft: Um jeito gostoso de ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do seu jeito: Email - Facebook - Twitter - Blogger - RSS

Livros :: Geomática: Modelos e Aplicações Ambientais

Publicado em 02/07/2008 na seção livros :: Outros formatos: Texto e PDF

O termo Geomática surgiu nos anos 90, para caracterizar a emergência de uma nova disciplina do conhecimento, resultante da convergência da tecnologia de informação e das Ciências da Terra e Ambiente. De uma forma geral, a Geomática destina-se à abordagem de dados espaço-temporais relativos à fenômenos geográficos. As técnicas por ela empregadas estão baseadas na aplicação de modelos matemático-computacionais para a manipulação de informações espaciais.

Créditos: Livraria Virtual da Embrapa
Clique na imagem para vê-la no seu tamanho original.

Este livro enfatiza o ramo da Geomática que trata dos modelos espaciais. De modo abrangente, modelos espaciais podem ser conceituados como arcabouços teóricos que consideram o espaço como uma superfície em evolução. Neles a hipótese básica é a de que a caracterização dos fenômenos espaço-temporais é feita por meio de variáveis cuja evolução dinâmica pode ser descrita de forma contínua. As principais técnicas de modelagem nesse sentido envolvem as seguintes tipologias: 1) Modelos estatísticos; 2) Modelos determinísticos empíricos e 3) Modelos de processos físicos.

Este livro evidencia a importância de um uso crítico, profícuo e sábio do conhecimento subjacente às novas ferramentas de geotecnologias, realçando o seu potencial em estudos do meio ambiente. A elaboração desta importante obra resultou do esforço integrado de especialistas de várias universidades brasileiras, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Embrapa.

A abordagem da questão da geoinformação é feita de forma ampla, compreendendo estudos nos campos de Geologia, Ecologia, Agronomia, Planejamento Urbano e Regional, hidrologia, Engenharia Florestal e Socioeconomia. Desta forma, a análise e modelagem computacional de fenômenos geográfico, que são técnicas modernas com amplo campo de aplicação no monitoramento ambiental, serão especialmente úteis a gestores e tomadores de decisão no estabelecimento de políticas públicas relacionadas à questão socioambiental e ao uso e ocupação do solo.

Características Técnicas
Livro com 593 páginas
Formato 16 x 22 cm
Capa em papel cartão supremo 250g, plastificada, 4/4 cores
Miolo em papel couchê fosco 90g, 4/4 cores
Acabamento brochura

Fonte: Livraria Virtual da Embrapa

AGROSOFT
Um jeito gostoso de
ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do
seu jeito:
Email
Facebook - Twitter
Blogger - RSS