Agrosoft Brasil

Agrosoft: Um jeito gostoso de ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do seu jeito: Email - Facebook - Twitter - Blogger - RSS

Software facilita tarefa de planejamento agrícola

Publicado em 02/03/2007 na seção softwares :: Outros formatos: Texto e PDF

Com o Sistema de Planejamento de Atividades, o produtor rural pode montar um cronograma anual do uso das áreas agrícolas e do consumo dos recursos utilizados no processo de produção

Antes de começar o ano agrícola, o produtor rural precisa traçar os planos para ter uma boa safra. Preparo do solo e plantio, uso de insumos, maquinário, recursos humanos, orçamento e produção são alguns dos fatores importantes que precisam ser levados em conta para se colher resultados positivos, em especial em um ramo de atividade que está sempre sujeito ? s oscilações da conjuntura.

A Próxima, líder no fornecimento de soluções para gestão do setor agroindustrial, desenvolveu o software Sistema de Planejamento de Atividades que facilita a tarefa de elaborar, com eficiência, o planejamento físico das atividades agrícolas, bem como do consumo dos recursos a serem utilizados no processo de produção, de forma global ou específica, por local de produção. ?Esse planejamento serve de subsídio, inclusive, para a montagem do orçamento operacional agrícola?, explica o gerente de serviços da Próxima, Fernando Mejias.

O Sistema de Planejamento de Atividades é um módulo do PIMS C/S, ferramenta de planejamento e controle da produção agroindustrial, que vem sendo utilizado com sucesso e em larga escala no setor sucroalcooleiro do país. Mejias revela que o PLATIV, como é conhecido na base de clientes Próxima, roda integrado ao módulo de Orçamento e Custos do PIMS C/S para fazer o planejamento das operações e do consumo quantitativo dos recursos previstos no orçamento.

Dessa forma, ressalta Mejias, é possível estabelecer um cronograma anual do uso das áreas agrícolas, abrangendo preparo de solo, plantio, tratos culturais (adubação, combate a ervas daninhas e pragas, cultivo da terra) e colheita. Além disso, o sistema possibilita fazer um acompanhamento das operações realizadas e a ser feitas e definir os recursos a serem utilizados, como insumos agrícolas, mão-de-obra, equipamento para cada operação, plano e local.

Uma vantagem importante do Sistema de Planejamento de Atividades é que, uma vez feito o planejamento para toda a safra, o produtor rural tem condições de definir o plano de ações para as primeiras semanas após o início do ano agrícola, inclusive com a possibilidade de gerar e monitorar ordens de serviços. O gerente de serviços da Próxima destaca, ainda, a capacidade de planejamento da aplicação de vinhaça ? subproduto do álcool, rico em potássio, que é utilizado como adubo no canavial.

Sobre a Próxima

Fornecedora líder de soluções de gestão de negócios na agroindústria, a Próxima tem forte atuação no segmento canavieiro tanto no Brasil como em países da América Latina como Peru, México e Colômbia, atendendo mais de 110 clientes corporativos e somando 5000 usuários finais. Com uma equipe de profissionais altamente qualificados, a empresa desenvolve soluções cada vez mais completas e aderentes ? s necessidades da produção e do processamento de cana-de-açúcar, citros e grãos, compatíveis com os principais sistemas ERP do mercado. Entre seus parceiros destacam-se Datasul, Oracle e IBM.

Para mais informações, acesse: www.proxima.agr.br.

Fonte

Pólo de Comunicação
Maria Emília Farto - Jornalista
E-mail: memilia@polodecomunicacao.com.br
Luciana Zacchi - Jornalista
E-mail: luciana@polodecomunicacao.com.br
Telefone (55) 11 5573-4749
Internet: www.polodecomunicacao.com.br

AGROSOFT
Um jeito gostoso de
ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do
seu jeito:
Email
Facebook - Twitter
Blogger - RSS