Agrosoft Brasil

Agrosoft: Um jeito gostoso de ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do seu jeito: Email - Facebook - Twitter - Blogger - RSS

Economia :: Comércio de carne de aves com a China é crescente, diz Célio Porto

Publicado em 05/03/2013 na seção economia :: Outros formatos: Texto e PDF

O mercado de carne de aves com a China aumenta a cada ano, desde o início das exportações em 2009. Passamos de 24 mil toneladas naquele ano para 196 mil em 2011. Os números mostram que o Brasil respondeu por 74% do comércio de carne de aves com a China nesse ano. Já os dados referentes ao ano passado ainda não foram divulgados.

Créditos: Wikipédia
Clique na imagem para vê-la no seu tamanho original.

O secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Célio Porto, informa que o mercado com a China está em ritmo crescente. "Tudo indica que vamos aumentar o número de exportações para o país".

Ainda segundo Célio Porto, o comércio com a China é interessante porque complementa a demanda do produtor, já que os chineses consomem também as partes da ave, que são pouco apreciadas no Brasil: "Os cortes nobres no nosso País são peito, coxa e sobrecoxa. Como eles compram as partes que não estamos acostumados a consumir, é uma complementaridade para o produtor", explicou.

De acordo com o secretário, o governo tem tratado com as autoridades chinesas a possibilidade de habilitação por equivalência para alguns dos frigoríficos que não foram visitados pela missão Chinesa. "Isso significa que faremos a auditoria e enviaremos documentos à China comprovando que o frigorífico atende aos requisitos chineses. Caso eles aprovem, o estabelecimento será habilitado", destacou.

Até março do ano passado [2012], 24 estabelecimentos estavam habilitados a exportar carne de aves para a China. Recentemente, o país aprovou mais cinco frigoríficos, um em São Paulo, um Mato Grosso do Sul e três em Santa Catarina.

FONTE

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Assessoria de Comunicação Social do MAPA
Carol Oliveira - Jornalista
Telefone: (61) 3218-2104

AGROSOFT
Um jeito gostoso de
ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do
seu jeito:
Email
Facebook - Twitter
Blogger - RSS