Agrosoft Brasil

Agrosoft: Um jeito gostoso de ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do seu jeito: Email - Facebook - Twitter - Blogger - RSS

Sistema de Irrigação viabiliza produção de milho o ano todo

Publicado em 02/11/2010 na seção noticias :: Outros formatos: Texto e PDF

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) numa parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realizou no dia 27 de outubro de 2010 o Dia Especial do Milho Irrigado, no sítio Novo Amor, de propriedade do senhor Rogério Belizário, agricultor familiar, que trabalha com sua esposa Eliete, dois filhos: Lorena e Murilo e o genro Emerson. A propriedade fica na Comunidade Barra Nova, a 45 quilômetros do município de Cáceres, em Mato Grosso.

Créditos: João de Mello/Empaer-MT
Clique na imagem para vê-la no seu tamanho original.

No Dia Especial foram apresentados in loco os resultados dos trabalhos desenvolvidos em pequenas áreas com sistema de irrigação simples, mostrando que é possível produzir milho verde em um escalonamento e frequência na produção para atender o comércio o ano todo. O Dia Especial foi feito em etapas, ao chegar, os produtores fizeram a inscrição. Os três grupos de 30 pessoas foram encaminhados às três estações: na primeira estação, foi apresentado a propriedade e um resumo do que seria visto; na segunda: a tecnologia aplicada (irrigação) e a terceira estação: produção, valor, expectativa de lucro.

No caso do senhor Rogério, o cultivo do milho irrigado tem uma área de 1.000 m² (10 linhas de 100m). A Duração do ciclo da cultura leva em média 66 a 68 dias e neste sistema, a colheita é semanal.

"Esse projeto do milho verde teve início há três anos atrás, eu comecei o plantio, mas sem o conhecimento técnico, me faltava algumas coisas, então deu tudo errado. Fui buscar ajuda na Empaer e juntos com eles, eu e minha família, que é meu braço direito aqui, começamos tudo de novo, mas agora da maneira correta não pensando somente em produzir milho, sem medir custos e consequência, sem pensar no futuro, sem pensar no impacto ambiental, então com o apoio da Empaer, nós conseguimos dar início a esse projeto que a gente tinha de produzir milho verde para comercialização, disse o Sr. Rogério.

E completa: "Hoje nós chegamos a conclusão, que aquilo que nós fomos buscar, juntamente com a Empaer, nós conseguimos, aquele sonho lá do passado, se tornou realidade e hoje nós temos uma renda familiar, além do gado leiteiro. Eu aprendi um pouco já, mas tenho muito mais a aprender, pois a vida da gente não pára e as mudanças que temos na natureza, isso é preciso trabalhar com cuidado para que a gente não venha só a pensar em produzir hoje, mas pensar também no futuro dos meus filhos. O que eu vou deixar pra essa terra aqui? como eu vou deixar?!! porque eu não comecei 'brincando' de plantador de milho, eu comecei pra continuar, eu fixei minhas raízes aqui em 1990 e hoje estamos aqui, conseguimos atingir uma meta daquilo que nós tinhamos almejado e com certeza não para por aqui, vai continuar".

"Eu colho por semana em torno de 35 a 40 cento de milho. Isso vai pro mercado já embalado (5 espigas de milho) a R$ 3,00 cada um e a minha produção já tem destino certo, hoje eu vendo o cento do milho a R$ 35,00 e estou entregando para uma fábrica de pamonhas que fica aqui no distrito de Caramujo e assim nós vamos trabalhando e nosso esforço não tem sido em vão, se tornou realidade", destacou Belizário.

A Empaer em parceria com o MDA, trabalha com o projeto MDA/ATER que presta assistência técnica gratuita a pequenos produtores tradicionais. O projeto estende-se a sete comunidades, dos quais foram cadastrados 120 famílias com atividades desenvolvidas em pecuária de leite, corte e algumas culturas alimentares, como neste caso, do milho verde. As ações de apoio técnico são realizadas através de visitas de orientação técnica.

O projeto trabalha com cinco Unidades Didáticas de Sustentação Econômica (UDSE's) para divulgar tecnologias apropriadas ao agricultor familiar, entre elas estão, além do milho verde, pastagem, cultura da mandioca, capineira, pastagem melhoramento genético. A Empaer, através do Escritório Local de Cáceres atende anualmente cerca de 1.200 produtores.

Também participaram do Dia Especial do Milho Irrigado, Almir de Souza Ferro, Diretor de ATER, vereador Josias Modesto, representando a Câmara Municipal de Cáceres, Regional de Cáceres Elicinéia Fortes (Nêga), o Engenheiro Agrônomo José Antônio Gonçales, responsável pela coordenação do Dia Especial, Técnicos dos escritórios locais da Empaer de Cáceres, Comodoro, Glória do Oeste, Mirassol do Oeste, Reserva do Cabaçal e Indiavaí, produtores rurais de comunidades vizinhas.

FONTE

Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural
Cristiane Celina - Jornalista

AGROSOFT
Um jeito gostoso de
ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do
seu jeito:
Email
Facebook - Twitter
Blogger - RSS