Agrosoft Brasil

Agrosoft: Um jeito gostoso de ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do seu jeito: Email - Facebook - Twitter - Blogger - RSS

Eventos :: Megaleilão Nelore POI da Fazenda Brumado venderá 270 lotes

Publicado em 01/07/2010 na seção eventos :: Outros formatos: Texto e PDF

O gado Nelore POI do criador Rubico de Carvalho, grande pioneiro da importação de gado da Índia, será colocado à venda em uma série de quatro leilões presenciais que acontecem no recinto de leilões da Leilopec, em Uberaba (MG), dias 16, 17, 18 e 19 de julho de 2010, todos com transmissão ao vivo pelo Canal Rural.

Créditos: Divulgação
Clique na imagem para vê-la no seu tamanho original.

"Serão 270 animais, todos retirados da cabeceira do plantel Nelore POI da Brumado", destaca Tonico de Carvalho, filho de Rubico, para quem o diferencial mais importante dessa venda está na genética 100% importada da Índia, mostra única de animais de sangue aberto que podem servir projetos com diferentes perfis de seleção. "Além disso, está será certamente a maior venda de touros, matrizes e doadoras de embrião já realizada na pecuária brasileira", enfatiza o criador.

Um dos principais destaque da venda será o touro Atanu FIV POI da Brumado, pai de milhares de crias já comercializadas ao longo da última década, e que terá 70 filhas (vacas, novilhas e bezerras) vendidas no leilão. "Atanu é o primeiro raçador Nelore do país, nascido de Fertilização In Vitro FIV, a servir no trabalho de coleta de sêmen em central de inseminação", informa Tonico.

A programação de vendas da megaliquidação do plantel Nelore e Brahman PO e POI da Fazenda Brumado continua com leilões presenciais e virtuais, já agendados para até o dia 2 de outubro de 2010, quando os organizadores esperam totalizar a venda dos 1.000 animais.

Mais informações sobre a Fazenda Brumado no site: www.fazendabrumado.com.br.

TRADIÇÃO DESDE 1918

Para conhecer a dimensão do trabalho desenvolvido por Rubico Carvalho à frente da seleção da Fazenda Brumado, primeiro é preciso dar um mergulho na história do projeto, nos idos de 1918, ainda sobre o comando do patriarca Francisco José de Carvalho. Naquele ano, o pai de Rubico encomendou um lote de animais da Índia, importação que deu origem a marca F, usada até hoje para identificação do rebanho Brumado.

Membro permanente do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore da Universidade de São Paulo (USP), o rebanho de seleção da Fazenda Brumado, passa por criterioso processo de seleção para as principais características econômica de interesse da pecuária de corte e, recentemente, passou também a ter suas DEPs (Diferença Esperada na Progênie) assistidas pela tecnologia dos marcadores moleculares da GeneStar, da Austrália, para maciez e gordura na carne em seus reprodutores.

A fazenda sempre usou as mais modernas tecnologias de melhoramento animal, como a inseminação artificial desde 1968; transferência de embriões desde 1980 e Fertilização In Vitro, desde 1998.

Em sua trajetória já há frente da Brumado, Rubico Carvalho fez parte do seleto grupo de pioneiros brasileiros que trouxe gado Nelore da Índia, na histórica importação de 1962. Rubico também adquiriu fazenda nos Estados Unidos, para ambientar o Nelore na América do Norte. O resultado foi o contato o Brahman, trazido para o Brasil em 1994 – ano em que foram abertas as importações –, tornando-se pioneiro também nessa raça.

FONTE

Texto Assessoria de Comunicações
Caio Ceciliano - Jornalista
Telefone: (11) 2198-1888

AGROSOFT
Um jeito gostoso de
ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do
seu jeito:
Email
Facebook - Twitter
Blogger - RSS