Agrosoft Brasil

Agrosoft: Um jeito gostoso de ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do seu jeito: Email - Facebook - Twitter - Blogger - RSS

Epagri: Santa Catarina já pode produzir azeitonas e azeite de oliva

Publicado em 15/02/2010 na seção noticias :: Outros formatos: Texto e PDF

O engenheiro florestal e coordenador do Projeto de Oliveiras da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Dorli Mario Da Croce está comemorando a grande produção de azeitonas em algumas unidades experimentais espalhadas pelo Estado. "Já é possível indicar algumas variedades de oliveiras para os pequenos agricultores familiares iniciarem o cultivo", informa Dorli.

Créditos: Epagri
Clique na imagem para vê-la no seu tamanho original.

O Projeto Oliveiras da Epagri teve início em 2005 e a implantação das unidades experimentais em outubro e novembro de 2006. Foram instaladas 18 unidades experimentais e duas de observação distribuídas pelo Estado. Hoje restam 10 unidades. "As regiões de maior intensidade de geadas foram danificadas e deixaram de existir, até conseguirmos materiais mais resistentes para uma nova avaliação", informou Dorli.

Em fevereiro e março de 2008 foram colhidos frutos e industrializados, tanto para a produção de óleo (azeite de oliva) quanto para conserva. "Este ano a colheita está melhor ainda, mesmo com as piores condições climáticas que são o excesso de chuvas e granizo no período de floração", explica Dorli.

As unidades que mais se destacaram, em termos de volume de produção e número de cultivares com perspectivas futuras e qualidade dos frutos foram as de Chapecó, São Lourenço do Oeste, Campo Erê e Caçador. As que tem boas perspectivas para 2011, segundo o pesquisador, são as de Videira, Campos Novos, Ituporanga, Urussanga, Rio dos Cedros e Canoinhas.

O Brasil gasta US$ 250 milhões por ano com importação de derivados da oliveira. "Com a viabilidade do cultivo, é mais uma excelente alternativa de renda para os produtores familiares catarinenses que podem abastecer o mercado interno", afirma o presidente da Epagri, Luiz Hessmann.

MAIS INFORMAÇÕES

Dorli Mario Da Croce
Engenheiro Florestal da Epagri em Chapecó
Telefone: (49) 3361-0600
E-mail: dacroce@epagri.sc.gov.br

FONTE

Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Márcia C. Sampaio - Jornalista
Telefone: (48) 3239-5503)

AGROSOFT
Um jeito gostoso de
ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do
seu jeito:
Email
Facebook - Twitter
Blogger - RSS