Agrosoft Brasil

Agrosoft: Um jeito gostoso de ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do seu jeito: Email - Facebook - Twitter - Blogger - RSS

Concentrado de suco de abacaxi e maracujá produzido em Tangará da Serra atende consumo externo

Publicado em 17/08/2009 na seção noticias :: Outros formatos: Texto e PDF

Produzido com abacaxi pérola, que tem uma polpa branca e menos ácida e mais doce, o concentrado é comercializado no mercado interno e externo. Uma das barreiras está na produção para atender a indústria. Em operação desde 2006, a Tropical Polpa de Frutas emprega diretamente 25 funcionários. Está localizada em uma área de 13 hectares, no Jardim Industrial de Tangará da Serra, e fabrica tanto o concentrado de abacaxi como de maracujá, de forma alternada. Foi implantada com 50% de recursos próprios e outros 50% com financiamento do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO).


A produção (concentrado) é armazenada em grandes envazadores e vendida para outras empresas fazerem o suco, como: Tecnovin do Brasil, Cargil Sucos (exporta), Wom Products, Nestlé Sorvetes. Os resíduos das frutas são utilizados para adubação da lavoura, de consumo próprio.

Apesar de a indústria estar funcionando, não foi elaborado uma política pela prefeitura para incentivar a plantação da matéria-prima. O problema foi apresentado durante a visita do secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia de Mato Grosso (Sicme), Pedro Nadaf, a fábrica, em Tangará da Serra.

Maicon Fogliato, proprietário da indústria, apontou a produção de fruta como uma alternativa para fomentar a agricultura familiar ou um Arranjo Produtivo Local (APL). "Além de gerar emprego e renda, a demanda abasteceria a indústria, ou seja, tem destino certo", declarou Maicon.

FONTE

Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia de Mato Grosso
Eliana Bess - Jornalista

AGROSOFT
Um jeito gostoso de
ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do
seu jeito:
Email
Facebook - Twitter
Blogger - RSS