Agrosoft Brasil

Agrosoft: Um jeito gostoso de ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do seu jeito: Email - Facebook - Twitter - Blogger - RSS

Embrapa tem laboratório para análise de agrotóxicos em água e solo

Publicado em 14/07/2009 na seção noticias :: Outros formatos: Texto e PDF

Em funcionamento desde novembro de 2008, o Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) tem a função de identificar e quantificar resíduos de agrotóxicos em amostras de água e solo. "A Embrapa está preocupada em avaliar os impactos causados ao meio ambiente pelos sistemas de produção em uso na região, principalmente aos recursos hídricos", diz o responsável pelo laboratório, o pesquisador Rômulo Penna Scorza Junior.

Créditos: Kadijah Suleiman
Clique na imagem para vê-la no seu tamanho original.

Seis projetos já estão em andamento no laboratório. Os financiamentos são da própria Embrapa, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundect e International Foundation for Science (IFS), da Suécia. "Esses projetos estudam, basicamente, o comportamento ambiental dos agrotóxicos usados, em nossa região, nas culturas da soja, cana-de-açúcar e arroz irrigado", explica o pesquisador.

Esse comportamento ambiental inclui: lixiviação (movimento descendente do agrotóxico no solo juntamente com a água da chuva), degradação (capacidade dos microrganismos de degradarem o agrotóxico) e sorção (capacidade do solo em reter os agrotóxicos).
Créditos: Kadijah Suleiman
Clique na imagem para vê-la no seu tamanho original.

De acordo com Rômulo, já foram concluídas as análises de resíduos de dois agrotóxicos no solo, muito usados na cultura da soja e será iniciado o trabalho com um produto bastante utilizado na cultura da cana-de-açúcar. "Se for detectado algum impacto, pretendemos propor soluções aos agricultores e técnicos sobre o manejo do sistema e uso desses agrotóxicos, visando reduzir este impacto", informa Rômulo.

MAIS INFORMAÇÕES

Embrapa Agropecuária Oeste
BR 163, km 253,6 - Caixa Postal 661
CEP 79804-970 - Dourados/MS
Telefone: (67) 3416-9700
Fax: (67) 3416-9721
E-mail: sac@cpao.embrapa.br

FONTE

Embrapa Agropecuária Oeste
Kadijah Suleiman - Jornalista
Telefone: (67) 3416-9742
kadijah@cpao.embrapa.br

AGROSOFT
Um jeito gostoso de
ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do
seu jeito:
Email
Facebook - Twitter
Blogger - RSS