Agrosoft Brasil

Agrosoft: Um jeito gostoso de ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do seu jeito: Email - Facebook - Twitter - Blogger - RSS

USDA divulga estimativa da produção mundial de grãos para safra 2008/2009

Publicado em 12/02/2009 na seção noticias :: Outros formatos: Texto e PDF

A estimativa da safra mundial de grãos, divulgada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês), mostra que o mundo deve produzir 2,22 bilhões de toneladas de grãos, na safra 2008/2009, enquanto a passada alcançou 2,12 bilhões de toneladas. A safra brasileira neste ano deve representar 6,1% da produção mundial de grãos.


O relatório do USDA destaca as perdas de produtividade provocadas pelas adversidades climáticas ocorridas na Argentina e no Brasil. Na Argentina, a produção de grãos prevista em 2008/2009 é de 13,6 milhões de toneladas, volume inferior ao obtido na safra 2007/2008. A maior parte dessa redução ocorre no milho, com 7,35 milhões de toneladas, e na soja, com 5,7 milhões.

No Brasil, o levantamento do mês de fevereiro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), indica redução de 8,4 milhões de toneladas na produção de milho e 2,8 milhões de toneladas na de soja. As estimativas para o País evidenciam a combinação do efeito climático a fatores como elevados custos de produção, preços mais baixos do produto, especialmente para milho, e efeitos da crise financeira mundial com projeções desfavoráveis para a agricultura.

O melhor desempenho previsto para a safra mundial será para o trigo, com aumento de 11,75% em relação à safra passada. Já a soja deve ter incremento de 1,48% e o arroz de 1,82%. A redução do milho deve ser de 0,63% em relação ao ciclo passado. De acordo com o relatório do USDA, entre os mais importantes países produtores, o Brasil e Argentina são os que mais devem ter produção reduzida em relação ao ano passado.

Confira a Estimativa produção mundial de grãos (arquivo PDF) e a Relação Estoque/Consumo do Trigo Arroz e Milho (arquivo .Doc).

FONTE

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

AGROSOFT
Um jeito gostoso de
ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do
seu jeito:
Email
Facebook - Twitter
Blogger - RSS