Agrosoft Brasil

Agrosoft: Um jeito gostoso de ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do seu jeito: Email - Facebook - Twitter - Blogger - RSS

Livros :: Degradação ambiental coloca em xeque crescimento econômico baseado no modelo capitalista

Publicado em 23/01/2009 na seção livros :: Outros formatos: Texto e PDF

Ao longo dos últimos anos a questão ambiental ganhou destaque também nos debates econômicos e geopolíticos. Mas, embora o tema seja fundamental para o incremento da vida humana, a agenda e as ações necessárias para evitar uma grande crise ecológica ainda não se impuseram. Meio ambiente e crescimento econômico, lançamento da Editora Unesp, organizado por Gilberto Dupas, discute a questão conflituosa entre desenvolvimento e preservação do meio ambiente.

Créditos: Unesp
Clique na imagem para vê-la no seu tamanho original.

No atual contexto de desenvolvimento econômico, grande parte da culpa em relação à degradação ambiental pode ser atribuída à lógica imposta pelo sistema capitalista. Os sintomas e efeitos perturbadores sobre a saúde humana aumentam a cada dia e o quadro se agrava ainda mais com a ascensão econômica da Índia e da China, que juntas representam mais de um terço da população mundial.

Meio ambiente e crescimento econômico apresenta os resultados da pesquisa feita pelo Instituto de Estudo Econômicos e Internacionais (IEEI), que investiga essas tensões estruturais. Um dos grandes méritos da obra reside nas escolhas dos artigos que a compõem, de autoria de especialistas de vários países e diversas áreas do conhecimento (economia, sociologia, filosofia, antropologia, física e ciência ambiental) que abordam o
tema sob diferentes ângulos.

Visões positivas e negativas são contrastadas. De um lado, os otimistas acreditam que a busca pelo lucro inclui o interesse público e, portanto, o capitalismo encontrará maneiras de se regular. Já os pessimistas (realistas) são céticos em relação a uma mudança no modelo de desenvolvimento econômico baseado nas leis do mercado que privilegiam o lucro a qualquer custo, acarretando uma degradação ambiental inexorável.

A obra reitera a necessidade de uma mudança de postura. Novos caminhos devem ser trilhados para enfrentar o imenso desafio de retomar o controle da direção dos vetores tecnológicos e administrar os efeitos corrosivos de nosso sistema de produção sobre a saúde e o bem estar de seus membros.

SOBRE O ORGANIZADOR

Gilberto Dupas é coordenador geral do Grupo de Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo (USP), presidente do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) e autor de vários livros entre os quais O Mito do progresso e Ética e Poder na sociedade da informação, publicados pela Editora Unesp. Foi professor-visitante da Universidade de Paris (II) e da Universidade Nacional de Córdoba.

Título: Meio ambiente e crescimento econômico
Autor: Gilberto Dupas (org.)
Páginas: 304
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 36,00
ISBN: 978-85-7139-830-6
Data de publicação: 2008

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171. Ramal 417.

FONTE

Editora Unesp
Telefone: (11) 3242-7171

AGROSOFT
Um jeito gostoso de
ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do
seu jeito:
Email
Facebook - Twitter
Blogger - RSS