Agrosoft Brasil

Agrosoft: Um jeito gostoso de ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do seu jeito: Email - Facebook - Twitter - Blogger - RSS

Pará já pode exportar flores tropicais

Publicado em 01/07/2008 na seção noticias :: Outros formatos: Texto e PDF

O Ministério da Agricultura (MAPA) publicou ontem, 30/6, no Diário Oficial, a lista que libera a exportação das espécies do gênero helicônia, a flor tropical mais produzida no Pará. A Instrução Normativa traz a atualização da lista de hospedeiros das pragas quarentenárias no Brasil, ou seja, as pragas que provocam danos aos vegetais. Há três anos sem poder exportar, por causa do mal da Sigatoka Negra, os produtores de flores do Pará agora respiram aliviados e comemoram uma nova era no setor da floricultura paraense.

Créditos: Rodolfo Oliveira
Clique na imagem para vê-la no seu tamanho original.

Para o produtor Natalino Corrêa, a proibição da exportação era o maior entrave da produção de flores e agora a liberação vai incentivar o desenvolvimento do setor. Um dos floricultores mais antigos do Pará se tornou um grande produtor cultivando, nos municípios de Ananindeua e Mosqueiro, flores e folhagens para composição de jardins e decoração de eventos. Corrêa garante que a produção paraense já atende ao consumo interno.

Jader Carvalho é outro grande produtor de flores que comemora a liberação das helicônias. Em Benevides, mantém 20 hectares plantados sob a floresta, sem desmatar. "Em cada hectare posso produzir até 120 mil hastes, mas tenho uma perda de 20% por falta de mercado" diz Carvalho.

A maior preocupação dos produtores agora é atender às exigências do mercado externo que são de ordem fitossanitária, mantendo o padrão de qualidade e quantidade suficiente para atender à demanda em qualquer época do ano. As helicônias são as flores mais procuradas pela forma exótica, beleza, cores fortes, tamanho e durabilidade.

FONTE

Ex-Libris Comunicação Integrada
Assessoria de Imprensa do Governo do Pará
Célia Moreno - Jornalista
Telefone: (11) 3266-6088 - Ramal 236

AGROSOFT
Um jeito gostoso de
ficar bem informado!
Leia o Agrosoft do
seu jeito:
Email
Facebook - Twitter
Blogger - RSS